top of page
Portal Federal.png
Buscar

O que o Sistema Iner ganha em apoiar os catadores?


Presidente nacional do Sindetap, Carlos Mendes

Ao contrário do que alguns interesseiros de plantão pregam, o Instituto INER - Instituto Nacional Elogistica Reversa, trabalha pela valorização e reconhecimento do trabalho dos catadores, e, de todos os que vivem atualmente do “lixo”.

Entendemos que um novo Brasil está sendo criado, o Brasil que todos nós sonhamos, com igualdade e inclusão social! Somos criadores da nossa própria realidade, e, assim sendo, cabe a nós criar o mundo em que gostaríamos de viver. É uma responsabilidade de todos. Nossa, enquanto instituição de iniciativa privada, e, da população como um todo, no caso, os catadores enquanto prestadores de serviços.

Temos ciência da urgência das ações que devem ser tomadas hoje para a realização desse Projeto, não há mais tempo para indecisão, devemos fazer a nossa parte hoje.

Planos do Projeto Lixo Zero Social 10


Dentre as ações propostas no projeto destinado aos catadores estão:


1 – Transformar a atividade de catador (legalmente não é reconhecido como profissão) em Selecionadores de Riquezas, com registro em carteira de trabalho;


2 – Trazer novas oportunidades de ganhos através da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), cooperativas e empreendedores;


3 – Tirar o catador da situação de escravo de um sistema;


4 – Proporcionar oportunidades de aprendizagem, cursos de cidadania, administração do lar, primeiros socorros, etiquetas, dentre outros. E, incentivar a alfabetização dos que não sabem ler e escrever;


5 – Oportunizar melhores condições, qualidade de vida e segurança;


6 – Dignificar e reconhecer a profissão através dos benefícios de uma carteira assinada, e/ou, através da participação de uma cooperativa, como empreendedores e/ou profissionais autônomos, administrando seu próprio negócio;


7 – Cooperativas que hoje fazem reciclagem e atendem os estatutos e estão dando dignidade aos catadores irão continuar com as atividades.

Temos um projeto, um projeto de grande magnitude, e, precisamos de gente para apoiar e fazer acontecer, de pessoas comprometidas e com visão de futuro.


Acreditamos em uma sociedade com mais oportunidades de trabalho, desenvolvimento, educação, segurança e saúde. Para os que estão de fora, pode parecer um discurso utópico, porém, aqueles que contribuem com a edificação desse Projeto, sabem muito bem que bases sólidas e um sistema sustentável exigem engajamento e trabalho contínuo.

É a hora e a vez do Brasil


Esta é a grande oportunidade de mudar a história do Brasil referente ao que as pessoas entendem como “lixo”, referente à atividade de catador, rever os conceitos sobre meio ambiente, e, até mesmo sobre a dignidade humana.


Acervo Grupo Iner

É necessário pensar em todo o contexto humano, a reciclagem não se dá somente dos resíduos, em uma visão mais ampla, ela acontece no interior de cada um de nós, quando fazemos a nossa parte para um planeta mais limpo.


As municipalidades são parcialmente responsáveis pela destinação “adequada” do “lixo” produzido; Sabemos que este sistema “viciado” atua para que os catadores andem pelas ruas em condições desfavoráveis e expostos a situações precárias, às vezes, até desumanas.


Reconhecemos a nobreza do trabalho das cooperativas, porém, temos conhecimento que esse dinheiro é distribuído de forma duvidosa. A cooperativa passou a ser muito bom para aqueles que a constituem para os que passam a administrar os terceiros, mas, não existe uma divisão igualitária, existe uma submissão de um para outro, e, esse é um modelo contrário ao que nós acreditamos e estamos implantando em todo o Brasil.


O Sistema INER é empresarial, não recebe verbas governamentais, assim sendo, organizamos os catadores para facilitar as atividades e podermos cumprir com todas as propostas apresentadas.


Ao realizarmos os cursos vivenciais, também, estaremos capacitando pessoas, que, ao se destacarem nas atividades propostas durante os cursos, serão convidadas a integrar o grupo de instrutores dos demais cursos.



Acervo Grupo Iner

Enquanto empresa, nossos lucros advêm dos cursos pagos pela iniciativa privada e pública que tem verbas para esse fim, e, também através da contribuição de nossos empreendedores afiliados, entre outros.


Quanto mais profissionais de decoração e tapeçaria estiverem no mercado, mais fortalecemos a nossa categoria e mais significativa se torna essa parceria. Felizmente é possível realizar um trabalho sindical com via de mão dupla.


O Instituto INER – Instituto Nacional Elogistica Reversa –, através do programa COOPERINER – Cooperativa de Resíduos Sólidos, em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) Lei nº 12.305/10, apresenta a solução definitiva para a problemática que envolve os catadores, beneficiando estados e municípios bem como instituições voltadas a defender direitos humanos e de catadores.

Escrito por: Carlos Mendes – Diretor Nacional do Sindetap

Revisão: Jornalista Jaqueline Baltokoski Meneses MTB0008815/PR

707 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page