Buscar

MNCR - Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – é convidado pelo Instituto Iner

Atualizado: Jun 5


O Instituto INER, responsável pela implantação nacional do Sistema INER de Resíduos Sólidos através do programa “Lixo Zero Social 10”, após ler atentamente os objetivos que nortearam a criação do MNCR - Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – se oferece a unir esforços com o movimento, visto que, conforme se pode ler a seguir, os objetivos são idênticos e não existe concorrência entre duas instituições que tenham o mesmo objetivo social.


Temos muito a acrescentar, principalmente nosso trabalho em prol de:


Profissionalização: https://www.sindetap.org.br/cursos-e-palestras

Cidadania: https://www.socialdocidadao.org.br/direcao

Socialização e Ressocialização: www.socialcarceraria.org.br

Legislativo: www.participacaolegislativa.org.br

Objetivos do MNCR


O MNCR é um movimento social que há cerca de 16 anos vem organizando os catadores e catadoras de materiais recicláveis pelo Brasil afora. Buscamos a valorização de nossa categoria de catador, que é um trabalhador e tem sua importância.


Nosso objetivo é garantir o protagonismo popular de nossa classe, que é oprimida pelas estruturas do sistema social. Temos por princípio garantir a independência de classe, que dispensa a fala de partidos políticos, governos e empresários em nosso nome.


Acreditamos na prática da ação direta popular, que é a participação efetiva do trabalhador em tudo que envolve sua vida, algo que rompe com a indiferença do povo e abre caminho para a transformação da sociedade.


Nossa missão

Contribuir para a construção de sociedades justas e sustentáveis a partir da organização social e produtiva dos catadores de materiais recicláveis e suas famílias, orientados pelos princípios que norteiam sua luta (auto-gestão, ação direta, independência de classe, solidariedade de classe, democracia direta e apoio mútuo), estejam eles em lixões a céu aberto, nas ruas ou em processo de organização.


Reconhecemos ser de fundamental importância para as gerações futuras esse trabalho e temos consciência de sua importância também para as cadeias produtivas e políticas públicas de gestão de resíduos sólidos.


Com nosso conhecimento, construído através das lutas, encontros, formações e articulações nacionais e internacionais, nos fortalecemos. Conquistamos nosso reconhecimento e valorização e estamos contribuindo para transformações de mentes, das políticas públicas e de vidas.


Hoje dialogamos com a toda sociedade a necessidade do controle social na gestão dos resíduos sólidos (gestão integrada), melhorando a qualidade de vida de todas as pessoas e de gerações futuras.


É nossa tarefa lutar pelo reconhecimento, inclusão e valorização do trabalho dos catadores e catadoras, auto-organizando-os em Bases Orgânicas, com independência e solidariedade da classe oprimida, lutando contra a incineração e a privatização do lixo, minimizando os impactos ambientais, aumentando a vida útil do planeta e construindo o poder popular.


Nossos princípios


Buscamos a organização de nossa categoria na solidariedade de classe, que reúne forças para lutarmos contra a exploração buscando nossa liberdade. Esse princípio é diferente da competição e do individualismo, busca o apoio mútuo entre os companheiros catadores e outros trabalhadores.


Lutamos pela autogestão de nosso trabalho e o controle da cadeia produtiva de reciclagem, garantindo que o serviço que nós realizamos não seja utilizado em benefício de alguns poucos (os exploradores), mas que sirva a todos.


Nesse sentido organizamos bases orgânicas do Movimento em cooperativas, associações, entrepostos e grupos, nas quais ninguém pode ser beneficiado às custas do trabalho do outro.

76 visualizações
Bem vindo à Cooperiner 
Telefone: +55 (11) 2818-9198 ​Endereço: Rua Cecília Bonilha 147
© 2018 por Sistema Iner. Todos os Direitos Reservados
"Movimento Passando o Brasil a Limpo"